A Menina Submersa - Caitlín R. Kiernan
India Morgan Phelps - Imp para seus amigos - é esquizofrênica. Ela não pode mais confiar em sua própria mente, porque ela está convencida de que suas memórias de alguma forma a traíram, forçando-a a questionar sua própria identidade. Lutando com sua percepção da realidade, Imp deve descobrir a verdade sobre um encontro com uma sereia viciada, ou um loba indefesa que veio a ela como uma menina feroz, ou nenhuma dessas coisas, mas algo muito, muito mais estranho ...
A Menina Submersa é um verdadeiro conto de fadas, uma história de fantasmas habitada por licantropos e sereias. Mas antes de tudo uma grande história de amor construída como um quebra-cabeça pós-moderno, uma viagem através do labirinto de uma crescente doença mental. Um romance repleto de beleza e horror, camadas, mitos e mistério em um fluxo de arquétipos que desafiam a primazia do "real" sobre o "verdadeiro" e resultam em uma das mais poderosas fantasias dark dos últimos anos. Considerado uma obra-prima do terror da nova geração, o romance é repleto de elementos de realismo mágico e foi indicado a mais de cinco prêmios de literatura fantástica, e vencedor do importante Bram Stoker Awards (2013).
A autora se aproxima de grandes nomes como Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft, que enxergaram o terror em um universo simples e trivial - na rua ao lado ou nas plácidas águas escuras do rio que passa perto de casa -, e sabem que o medo real nos habita. O romance evoca também as obras de Lewis Carrol, Emily Dickinson e a Ofélia, de Hamlet, clássica peça de Shakespeare, além de referências diretas a artistas mulheres que deram um fim trágico à sua existência, como a escritora Virginia Woolf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário